Projeto de Extensão colabora com a confecção de tapetes em São Cristóvão 

A ação contou com oficinas e mapeamento no percurso da procissão


Por Design em Curso | Escritório Modelo da UFS

12/07/2023

A confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi no Centro Histórico de São Cristóvão contou com a colaboração dos estudantes do Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Sergipe - UFS, que uniram conhecimento popular e acadêmico durante o processo de planejamento e produção. A parceria está em seu terceiro ano, e o resultado; ou seja, a montagem dos tapetes, ocorreu no feriado do dia 08 de junho de 2023.

 

A parceria faz parte de ação extensionista liderada pelo professor Luís Américo Bonfim, e contou com a colaboração de cerca de 50 colaboradores cadastrados na ação. A mobilização teve início durante o semestre de 2022.2 na disciplina de Design e Desenvolvimento Humano com o intuito de aproximar conhecimentos acadêmicos e populares.


O tapete, com tamanho de mais de mil metros, foi decorado com materiais sustentáveis, dentre eles maravalha, pó de café, sal grosso e cascas de ovos. A produção teve início às cinco horas da manhã e foi finalizada às 14h do dia 08 de junho, com participação intensa de pessoas da comunidade, principalmente das crianças. 


Para que a realização ocorresse da melhor forma, a comunidade acadêmica realizou encontros com Vânia, organizadora ligada à comunidade local, além da realização de oficinas ministradas pelos professores Luiz Américo e Germana Gonçalves, com o intuito de instruir os participantes na elaboração e transferência dos desenhos que seriam utilizados nos tapetes. 


A participação da nova geração também foi valorizada durante as oficinas. “Trabalhamos com alguns estudantes da Escola São Cristóvão, para que eles também pudessem desenvolver alguns desenhos e participar da elaboração da iconografia que seria colocada nos tapetes”, comenta a professora Germana.


Com origem em Portugal, a tradição foi inserida no Brasil durante o período colonial e representa, para os fiéis, a passagem de Jesus por Jerusalém. A confecção dos tapetes aguarda a passagem da procissão, onde o sacerdote leva o ostensório (representando o corpo de Jesus) e os peregrinos o acompanham; os desenhos representam não somente imagens sacras, mas também culturais, sociais e patrimoniais. 

Foto: Marcos Paixão