O Design da Informação e o universo eletrônico: a leitura e interação do leitor em suportes digitais


Pesquisa

Coordenado por: Prof.ª. Germana Gonçalves de Araújo

2021/2022

OBJETIVO

Os livros em extensão PDF passaram a ser uma realidade de leitura desde que a Internet se tornou um componente de uso corriqueiro em unidades de educação, mas também nos domicílios ou em instrumentos de uso pessoal; tais como celulares, tablets e dispositivos de leitura de livros digitais. Conteúdos em Portable Document Format (Formato de Documento Portátil) ou PDF possibilitaram o compartilhamento de livros, propiciando acessibilidade de conteúdo para pessoas, sem haver preocupações com custos, desgaste, portabilidade ou finitude da obra. É certo, que existem aspectos vantajosos em se consumir um texto digital no lugar do que está impresso em papel. Mas não se pode perder de vista que os modos do hábito de leitura em um suporte físico, um livro, vem sendo definido mesmo antes da invenção da imprensa, no século XV. E os aspectos que caracterizam a leitura em tela, ou ecrã, ainda precisam ser compreendidos, pois quase tudo que se sabe acerca da formatação de texto, por exemplo, é bem anterior ao surgimento do PDF. O que se está tentando dizer é que os processos de interação em suportes digitais precisam ser estudados para que a configuração dos textos possa favorecer a prática de leitura.

Nesta perspectiva, o livro digital torna-se uma incógnita. Quais são os aspectos de um livro em extensão PDF, ou seja, não-físico, que podem afetar o leitor a ponto de tornar a leitura menos dispersa? Como tornar um livro digital em um instrumento de informação amigável com as práticas corriqueiras de leitura? São essas indagações que tornam plausível essa pesquisa no âmbito do Design Gráfico, considerando que o designer é o profissional que detém conhecimento para desenvolver o projeto gráfico e diagramação de livros.


IMPACTO SOCIOCULTURAL

Considerando que atualmente a leitura em textos em PDF está prejudicada, pois a ausência da página física pode fragmentar e dispersar o leitor, espera-se que com os resultados desse estudo será possível diminuir os possíveis impactos negativos da relação entre leitor-leitura de textos produzidos para serem consumidos no universo digital.

Releva-se que a Editora UFS apenas publica obras em PDF desde 2017. Deste modo, os resultados desta pesquisa devem auxiliar, inclusive, na produção das publicações da Editora UFS.


PARTICIPANTES


Bolsistas

Marcos Paixão

Ramon Silva Oliveira


Colaboradores/as externos/as 

Jeane de Santana

André Nunes