O CURSO
📚 HISTÓRICO
O Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS, aprovado pela Resolução nº 57/2009/CONEPE, de 14 de julho de 2009, foi idealizado para formar profissionais na área de Design, inicialmente com habilidade em Design Gráfico. Atrelado ao curso de Artes Visuais, inicialmente no Núcleo de Artes e Design. Ressalta-se que os cursos de Design, inicialmente denominados Desenho Industrial, instalados em Universidades Federais no Nordeste, tiveram o propósito de formar profissionais capacitados para alavancar a produção industrial local e favorecer a expansão capitalista da região. Ou seja, a formação em Design no Brasil foi iniciada atrelada aos centros de tecnologia, pois a atividade profissional era direcionada, principalmente, para a produção de objetos em escala. Fora desse circuito desenvolvimentista instalado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, o Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS nasce atrelado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), uma possibilidade de engendramento com campos de conhecimentos das Ciências Humanas, tais como a Sociologia, Antropologia e a Filosofia, necessária para a formação humanista de Designers.
O Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS obteve sua primeira turma de ingressantes no primeiro semestre de 2010. Entretanto, somente em 2010.4, em turma de férias, o curso recebeu a sua primeira docente efetiva com Dedicação Exclusiva (DE)/40h. Em 2013, o curso recebeu três novos professores efetivos, todos com regime de trabalho DE/40h, mas ainda era preciso a atuação de, pelo menos, mais três professores substitutos (40h, cada) para conseguir ofertar todas as disciplinas previstas para um semestre letivo. Em 2014, o Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para proceder ao reconhecimento, e obteve o conceito 4 (quatro), que corresponde a "Muito Bom", resultado da produtividade dos quatro professores e dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes nos componentes curriculares do curso. Nos anos de 2018 e 2021, mesmo com o quadro de docentes reduzido a 2 (dois) docentes efetivos, o curso recebeu conceito 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A primeira turma de discentes formados/as foi no semestre de 2014.2.
Em agosto de 2022, doze anos após o início de suas atividades, o Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS recebeu mais duas professoras efetivas DE/40h, passando a contar com seis professores efetivos, sendo quatro doutores e dois afastados para doutoramento.